Os Orelhas

A Cia. Teatro dos Orelhas é um agrupamento de artistas que pesquisam a linguagem cênica e desde 2004 desenvolvem trabalhos artísticos na cidade de Guarulhos e outras regiões. Somos um núcleo de produção da Cooperativa Paulista de Teatro e neste ano, fomos premiados com o FunCultura (Fundo de Cultura da Prefeitura de Guarulhos) para realizar o projeto de arte-educação “Cidades invisíveis”, inspirado na obra homônima do italiano Ítalo Calvino, em que 50 jovens participarão de oficinas teatrais para a montagem de um espetáculo no bairro de Bonsucesso. O projeto tem duração de 06 meses e a estréia da montagem está prevista para o 2º semestre no Teatro Adamastor Pimentas e o intuito é de levá-la para outros espaços culturais da cidade.
Além do projeto premiado pelo Funcultura, neste ano o público poderá conferir o novo espetáculo da Cia. Teatro dos Orelhas inspirado no conto “A ovelha negra” de Ítalo Calvino e intervenções cênicas que acontecerão em diversos pontos do município.
Desde o ano passado o grupo estuda as obras de Calvino e elaborou o Projeto Calvino que é totalmente inspirado nas obras do italiano. A pesquisa sobre o autor nos levou a definir os territórios deste projeto que prevê inserções artísticas na cidade, a princípio, em Guarulhos no decorrer de três anos. Sob os pilares: linguagem, experiência e percepção, o projeto investiga a relação sujeito-cidade, estimula a autocrítica e procura desenvolver nos seus envolvidos novas percepções em que o sujeito é atuante, propositor de situações e consequentemente de reflexões acerca de si próprio e de sua cidade.
O projeto Calvino tem início em 2010 com o piloto “Cidades invisíveis”, premiado pelo Fundo de Cultura (Funcultura) da Prefeitura de Guarulhos e com parceria da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo – Campus de Guarulhos) que cedeu espaço para a realização das vivências teatrais e apresentação de espetáculo resultante das mesmas.
Os interessados em participar do projeto ou em obter mais informações podem entrar em contato conosco pelo e-mail: teatrodosorelhas@yahoo.com.br.

Conheça a nossa história…

Em 2004, na busca por um diálogo com pessoas não acostumadas a freqüentar teatro, utilizamos gestos estilizados e a musicalidade da fala para a construção do espetáculo teatral, para crianças, O Mistério das Janelas, financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos, SP, para circular por diferentes espaços da cidade.

No ano seguinte, a convite de Bernadeth Alves, do Núcleo Cênico Árion, participamos do Projeto 3 em 1: um por (todos)2 por hum!!!, que ocupou o Teatro FUNARTE de Arena Eugênio Kusnet, com apresentações de peças, seminários e leituras de textos que visavam uma investigação sobre o teatro épico.

No mesmo ano, iniciamos com a pesquisa de leitura cênica como metodologia para a criação. Estudamos textos da dramaturgia mundial, dentre eles, John Gabriel Borkman, de Henrik Ibsen, Sonho, de August Strinberg; As três Irmãs, de Anton Tchekov e Trabalhos de Amor Perdidos, de William Shakespeare e fizemos experimentações cênicas.

Em 2006 montamos a peça MARIANA CONTA QUATRO – resultado da adaptação do clássico John Gabriel Borkman, do consagrado dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, escrito em 1896, e realizamos temporada no Teatro Julia Bergman/SP.

Em 2007, a Cia. realiza algumas experimentações. Participamos do projeto Imersão com o grupo República Cênica em Campinas/SP, com o intuito de trocar experiências e metodologias de trabalho. E iniciamos o projeto peças de recreio. Você já deve ter escutado falar algo assim… “Se as pessoas não vão ao teatro, o teatro vai até as pessoas”. Foi isto que fizemos! Fomos até a casa do público e apresentamos uma peça onde o dono da casa era o personagem principal! Foi bastante divertido!

Em 2009, participamos da Virada Cultural na cidade de São Paulo no CDC Patriarca (zona leste) com 24h ininterruptas de trocas de experiências artísticas e ensaios abertos ao público. Também realizamos uma atividade especial no mês de Abril na cidade de Guarulhos com aula de teatro e o II Sarau Salada Periférica no bairro de Bonsucesso com a participação de artistas e moradores da região. E trouxemos para o campus da Unifesp Guarulhos treino de circo e espetáculo teatral.

Também participamos de reuniões que até então não aconteciam em Guarulhos. Uma vez por mês os grupos da cidade se encontravam para discutir sobre estética, dramaturgias, produção, entre outros temas. Além disto, também realizamos ensaios abertos. Para a Cia. Teatro dos Orelhas foi bastante enriquecedor esses encontros que aconteciam uma vez por mês, com duração de um ano. Agradecemos a todos os grupos que também estiveram nesta empreitada. Viva Dioniso!


Para voltar a página principal clique aqui.

0 comentários: